Quanto maior o ovo, maior o aumento para o consumidor, aponta pesquisa da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas). Dependendo da marca escolhida, a disparada de preço pode ser ainda maior. No levantamento da entidade, o ovo de Páscoa acima de 500g subiu 13,1%. Outras guloseimas tiveram altas mais modestas, como caixa de bombons (7,6%) e bombons avulsos (4,4%).
Segundo a Associação Brasileira da Indústria de Chocolates, Cacau, Amendoim, Balas e Derivados (Abicab), entre os motivos para a elevação de preços está a alta do dólar, que teve impacto no valor do cacau e do petróleo, matéria-prima de boa parte das embalagens. Os produtos têm saído das fábricas até 10% mais caros. Altas acima desse percentual seriam reajustes aplicados no varejo, conforme o aumento na procura.
Em função dos preços elevados, os supermercadistas demostraram "otimismo contido" em relação às vendas da Páscoa de 2014. A projeção de aumento real de vendas é de 2% em relação ao ano anterior, de acordo com a Agas. O estudo da entidade ouviu 200 consumidores e 20 diretores de mercados, prevê uma venda de 9 milhões de ovos, sendo 10,9% produzidos no Estado. Isso deve render faturamento de R$ 96 milhões ao setor. Em 2014, ovos menores e premium devem ganhar mais destaque.